HISTÓRIA DO CLUBE

INFORMAÇÕES EXTRAÍDAS DO LIVRO: BATALHÃO MAUÁ – UMA HISTÓRIAS DE GRANDES FEITOS – EDMAR CÉSAR

O ESPORTE CLUBE COMETA, fundado aos 29 de julho de 1959, na cidade de Rio Negro-PR pelo então 1º Sargento Odontino da Silva Melão, desde 1971 tem sede própria nesta cidade de Araguari-MG, à Rua Ponte Terra, 740 – Bairro Palmeiras do Império.
    O fundador, hoje, Capitão da Reserva, reside em Brasília-DF, e guarda muitas recordações da época da fundação. Com mais de 80 anos de idade, gozando de perfeita saúde e invejável memória, sempre que necessário relata a história do clube.
    Conta ele que existia em Rio Negro-PR uma bela e quase imbatível equipe de Futebol de Salão dos sargentos pertencentes ao então 2º Batalhão Ferroviário – Batalhão Mauá, que pelas vitórias e conquistas contínuas alcançadas vinha sendo citada na imprensa local de maneira agressiva e não condizente com a grandeza e respeitabilidade aos sargentos e, sobretudo ao próprio Batalhão.
    A fim de evitar algum constrangimento ao Batalhão e possível proibição daquela equipe de continuar competindo, Odontino da Silva Melão, técnico da equipe, lançou a ideia de fundar o Clube, cujo nome não teria nada a ver com o Batalhão, por que dessa forma as críticas não seriam a essa entidade e sim ao Clube.
    Para chegar ao nome ESPORTE CLUBE COMETA, fizeram uma eleição para votar os nomes. As sugestões foram: Olímpico, Atlântico, Rionegrense, Rio Negro, Cometa, dentre outros.
    O fundador apresentou o nome: Cometa, pois ele acreditava que o clube iria ter luz própria e ter um futuro promissor.
    Na noite do dia 29 de julho de 1959, por ocasião de um baile em comemoração aos 21 anos do Batalhão, a turma de sargentos estava reunida e fundaram ali mesmo o clube, em meio a muita alegria e descontração.
    Nessa noite histórica foi feita a eleição da primeira diretoria do clube e, por aclamação, foi eleito o primeiro presidente, o fundador Odontino da Silva Melão e, no dia seguinte a ata de fundação foi providenciada e assinada.
    Com a fundação do clube expandiu-se de Futebol de Salão para mais uma modalidade: Vôlei Feminino, que fez história na região.
    Só não tinha ainda a sede própria, usavam as instalações do Clube dos Subtenentes e Sargentos, que já existia em Rio Negro, e as quadras desportivas do Batalhão.
    Ao ser definitivamente fundado decidiram que preta, branca e vermelha seriam as cores dos uniformes e do próprio clube em si. O logotipo foi escolhido por votação, quando todos os sócios foram convidados a apresentarem sugestões. Odontino apresentou o logotipo que permanece até hoje, que foi idealizado por ele e desenhado por um cabo desenhista do Batalhão. Acharam-no um tanto parecido com o do Vasco, fizeram algumas “gozações”, mas acharam bonito e acataram ideia.
    Odontino permaneceu na presidência até 1961. Quando foi transferido para outra unidade, assumindo o vice-presidente: Oirso Cardoso. Em 1963 ele voltou para Rio Negro e reassumiu a presidência, permanecendo até 1965.
    Em 1965 com a transferência do Batalhão para Araguari, o clube ficou funcionando em Rio Negro até ser transferido todo o pessoal para Araguari.
    A primeira sede do clube em Araguari foi instalada na Praça Elmiro Barbosa, nr. 108, próxima à nova sede do Batalhão que estava sendo construída. Havia ali uma mesa de sinuca e um barzinho e como o pessoal ainda não tinha residência em Araguari, eles reuniam naquele local para um bate-papo e uma cervejinha.
    A segunda sede foi dentro da Vila Militar, no Hotel de Trânsito dos Sargentos, onde eram realizados bailes, principalmente o carnaval, que ficou conhecido como o melhor da região.
    Para a construção da sede própria, iniciada em 01 de março de 1969, foram vendidos inicialmente 125 títulos patrimoniais. Contou também com o incentivo e participação do coronel Raimundo Saraiva Martins, comandante da época, bem como com a ajuda do então Prefeito de Araguari Fausto Fernandes de Melo, que doou parte do terreno, onde atualmente está a casa do vigia e a área da antiga churrasqueira (demolida).
    A sede própria foi inaugurada em 29 de julho de 1971 na Gestão do saudoso Otto Dilson Dettmer, um dos grandes incentivadores do clube.
    Entre o primeiro presidente e Otto Dilson tivemos quatro presidentes eleitos: Oirso Cardoso, João Alves Bassani Damiano Flenik e Alberi Cruzzolini, os quais contribuíram muito para se concluir a sede própria e se consolidar em uma entidade de fato: sadia, útil, digna e vitoriosa, como bem disse um dia o presidente Antônio Ferreira de Mattos.
    Após a inauguração tivemos os seguinte presidentes eleitos: José Nery Peters, João Norberto Filho, Álvaro Pedro Batista, Haroldo Alceu Fleith, Cícero Lopes Casado, Lázaro Sinésio de Lima, Antônio Carlos Ferreira de Mattos (autor do slogan: UNIR PARA CONSTRUIR), José Ricardo de Oliveira, João Ronnie Von Caixeta, Gilberto Ribeiro de Castro, Walter de Souza e Silva, José Vítor Agostinho, Francisco Batista da Silva, Luiz Antônio Carazza, Paulo Roberto Picâncio da Silva, Paulo
Roberto Novais, Ivam Alves Martins, Cláudio Roberto Beyerstedt e o atual presidente: Celmo Tadeu Valadão Marques. Todos eles acrescentaram muito ao clube, já que, apesar da inauguração, nem tudo estava concluído.
    Quase seis décadas após a sua fundação, o ESPORTE CLUBE COMETA continua brilhando om luz própria, como bem idealizou seu fundador. Possui 68 sócios proprietários, todos militares.

News letter Cometa!

Tempo agora